TEMA EDITORIAL
A Tema Editorial tem seu foco principal em projetos editoriais que tratam de questões relacionadas à identidade brasileira, ao resgate de referências históricas e à difusão do conhecimento. Sua meta é explorar sinergias entre as diversas linguagens de conteúdo, com uma abordagem multimídia do mercado editorial. O desafio a que se propõe é o de alcançar leitores interessados em conhecer e refletir.
Fundada em 2008, sua primeira sede ficava em Belo Horizonte, onde foi publicada a revista “Arte & Conhecimento”, que explorou o universo teatral. Distribuída em bancas de todo o país, a publicação agregou o DVD do curta-metragem “O crime da atriz”, produção premiada na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Um ensaio do historiador Affonso Ávila abordou o teatro em Minas, nos séculos 18 e 19.
Em 2010, a editora transferiu-se para Brasília, que inspirou o livro dedicado ao cinquentenário da capital federal. “Brasília aos 50 anos – que cidade é essa?” ainda não esgotou sua trajetória, com a ambição de discutir uma cidade que costuma ser vista apenas sob a ótica do poder e de seus personagens centrais. Em busca da alma brasiliense, os autores da coletânea ofereceram respostas à pergunta que instigou a obra.
A Tema Editorial apoia-se na experiência de sua editora, a jornalista Beth Cataldo. Nos anos 70, em Belo Horizonte, foi uma das fundadoras do jornal alternativo De Fato. Em Brasília, entre outras funções, atuou como repórter especial do jornal O Globo e chefe de redação do Jornal do Brasil. Na Agência Estado, em São Paulo, ocupou a Diretoria de Informação. No portal do G1, dedicou-se à análise dos fatos econômicos.